sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Histórias

A Cadeia Infindável de Judite

Por que chegou tarde hoje, Julia? perguntou a professora Lenita, bondosamente. Julia enrubesceu. Como podia ela contar a professora Lenita que estivera brincando novamente? E havia prometido não o fazer mais.
- Um carro me cobriu de lama, disse Julia, com certa hesitação. Aí está. Já estava feito. disse uma mentira.  - Ma não foi muito grande, pensou ela. Bem poderia ter acontecido.
- Lama? Havia um tom de surpresa na voz da professora. Então Julia caiu em si. Já fazia muitas semanas que não chovia.
- Bem, a senhora sabe, o vizinho deixou  a mangueira escorrendo na rua, e fez uma poça de lama, explicou.
Com essa já são duas mentiras, pensou ela - oh! quem dera que não me perguntasse mais nada!
- Mas seu uniforme . . . não está sujo de lama, ia a professora dizendo.
- Tive de voltar para casa a fim de mudá-lo, replicou Julia sem querer. E disse consigo mesma "três".
- Mas como conseguiu entrar?Ô vida pensou Julia. Esqueci que ela sabe que mamãe foi a cidade no metrô das 8:40h. que direi agora?
- Bem. . .Julia podia ver que a professora estava esperando a resposta.
- Bem . . . sim, não foi para minha casa, disse ela julgando-se um tanto esperta. Fui a casa de minha prima Ana e lhe pedi emprestado um uniforme. Por isso que demorei tanto, é bem mais longe.
- Vejo, replicou a professora, você cresceu bastante para usar o uniforme da sua prima, não é?
Julia estava quase chorando. Nada dava certo. Se tão somente não houvesse pronunciado aquela primeira mentira!E porque não se lembrara que Ana além de maior era bem gorda!!
Este é um dos seus uniformes mais antigos, murmurou ela.
Ana deve ter crescido muito depressa, disse rindo, a professora. Esta novinho. Até parece que ainda nem foi lavado.
Então Julia rompeu em pranto.
- Oh! é tudo mentira! disse soluçando. estive brincando como na outra vez, mas tinha tive vergonha que a senhora soubesse.
- Minha querida Julia, eu já sabia que você que você estava brincando, explicou a professora Lenita. eu também quase cheguei tarde, e vi você . . .você nunca me disse uma mentira, não é assim?
- Não senhora, nunca, respondeu-lhe Julia. E estou arrependida de ter mentido agora. Mas nunca pensei que teria que dizer cinco mentiras para manter uma.
- Fiz-lhe tantas perguntas, querida, explicou a professora, para que você visse o que sempre acontece com os mentirosos. Um mentira leva a outra e logo você tem uma cadeia interminável de mentiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário